Emoções no ambiente de trabalho
As emoções fazem parte da vida de todo mundo. Estamos sempre as demonstrando de alguma forma, seja alegria, tristeza, admiração… São incontáveis os sentimentos e como podemos influenciar e envolver quem está próximo.
E, claro, isso se aplica a todos os ambientes em que convivemos, como com a família ou com os amigos. No trabalho, não poderia ser diferente. Nossas emoções influenciam, sim, o rendimento profissional e a maneira como realizamos negócios. Então, o quanto podemos utilizar elas a nosso favor?
O principal é a busca pelo autoconhecimento e pelos meios básicos de lidar com as emoções, proporcionando um aprendizado, que é algo construtivo. Trabalhar as emoções é fundamental. Como? Identificando o que se sente, reconhecendo e apreciando as emoções e tornar-se confiante em como, com o tempo, esse controle emocional existirá de fato.
Quando usadas com sabedoria e cuidado, as emoções não só favorecem como também ampliam o poder do líder enquanto negociador. A confiança em si mesmo e a determinação em trazer o que há de melhor para si mesmo e para a vida profissional não tem preço.