Saúde bucal durante a Páscoa
Aquela vontade de doce é mais do que justificada durante a Páscoa, mas isso não significa deixar de lado os cuidados necessários para não sofrer depois. Confira diversas dicas de como manter as tradições de consumo de chocolates e açúcar que acompanham a visita do coelhinho e ainda conservar o sorriso perfeito.
– Escolha os melhores horários para consumo, como após as refeições. Assim, a escovação dos dentes vem em seguida, não permitindo que o açúcar se acumule e colabore na formação de placas bacterianas.
– Que tal optar por chocolates meio amargos? Eles têm menos açúcar e maios porcentagem de cacau na composição.
– Evite chocolates brancos, já que eles contêm mais açúcar
– Quanto mais pegajoso o doce, maior é o risco dele ficar “grudado” nos dentes. Ingredientes como nozes, frutas cristalizadas e castanhas na composição ajudam a evitar isso.
– Não descuide da limpeza, pois restos de doces podem ser extremamente prejudiciais à saúde bucal. Principalmente antes de dormir: durante o sono há menor salivação, o que favorece o aparecimento de cáries em uma boca com resquícios de açúcar.
– Sem preguiça: escove os dentes, passe fio dental, limpe a língua. Para quem usa aparelho, a higiene deve ser reforçada.
– Para crianças: não permita o consumo liberado. Os pais que devem controlar as ofertas aos seus petizes e, claro, depois de se esbaldar com o chocolate o próximo passo é a limpeza dos dentinhos.