Dentes do siso: mitos e verdades
Os dentes do siso são aqueles também conhecidos como “dentes do juízo”. Isso porque eles são os últimos a nascerem, normalmente entre os 16 e 20 anos. A partir daí, eles podem ser uma verdadeira incomodação se houver alguma inflamação. Ou nem darem as caras. Ele é uma herança dos nossos antepassados, mas como passamos a cozinhar os alimentos eles foram se tornando obsoletos e não tendo mais espaço na dentição humana.
Você sabe tudo sobre o dente do siso? Confira o que é verdade e o que é mentira abaixo.
O que é verdade:
– Algumas pessoas nascem sem o dente do siso (ou só com alguns deles): tudo questão de genética
– Após a extração é necessário um período de repouso: é um procedimento cirúrgico, afinal. O tempo depende do nível de complexidade da cirurgia.
– Ele pode atrapalhar o alinhamento dos outros dentes: se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros e atrapalhar o alinhamento dos dentes vizinhos. Em quem usa aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.
– É possível extrair os quatro dentes de siso de uma só vez: a retirada desses dentes não é tão complicada como se imagina. Ela pode ser feita em consultório com anestesia local, mas somente com a indicação do dentista.
O que é mito:
– Ele é maior do que os outros dentes do fundo: não existe padrão, eles podem ser maiores, menores, ter a coroa diferente ou até diversas raízes
– Precisa esperar que eles nasçam para fazer a extração: os sisos podem ser extraídos mesmo quando não estão visíveis na gengiva. Por meio de radiografias é possível saber se o posicionamento está problemático e, às vezes, há a indicação cirúrgica de dentes inclusos ou retidos.
– Todo mundo precisa extrair o siso: isso só é recomendado quando o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou causa algum tipo de inflamação. Se estiver posicionado corretamente, dá pra conviver com ele sem maiores problemas.
– A idade correta para tirar esses dentes é entre os 16 e 18 anos: não há idade certa pra isso. O único porém é que, com essa idade, as raízes do siso não estão totalmente formadas, o que torna a extração mais simples.
– O siso sempre causa dor quando está nascendo: dependendo do espaço na boca, a pessoa pode nem sentir que eles estão nascendo. A dor só aparece se houver alguma infecção acontecendo.