Alimentos que ajudam a dormir melhor
Diga adeus para aquelas noites mal dormidas, em que mesmo com sono ficamos virando de um lado para o outro da cama. Tchau tchau para aquele sono em prestação, que te faz acordar diversas vezes durante a noite. Bye bye para noites em claro, sem pregar os olhos. Não há insônia que resista a uma alimentação saudável.
Confira algumas dicas de alimentos que influenciam na qualidade do sono e te ajudam a dormir melhor:
Aveia: é um dos poucos cereais com melatonina, um hormônio importante para estimular o repouso.
Leite: essa dica é clássica. Tomar um copo de leite quente uns 30 minutos antes de dormir ajudará a relaxar, por conter triptofano, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro. Ele diminui a atividade do organismo e contribui para o relaxamento do corpo. Não é que a mãe e a vovó estavam certas?
Mel: aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina, um neurotransmissor que tem sido ligado à insônia em estudos recentes. Que tal turbinar o leite quente com uma colher de mel?
Chá de camomila: outro clássico. Não contém a cafeína e tem um efeito calmante sobre o corpo.
Cereja: a fruta é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida in natura, como sobremesa, ou em forma de suco durante o jantar.
Couve: composta por magnésio, essa verdura atua no relaxamento muscular.
Alface: também rica em triptofano, pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.
Chocolate amargo: o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Atenção: somente a versão amarga tem esse efeito.